domingo, 18 de setembro de 2016

DE ONDE VEM A NOSSA FELICIDADE?

Por Amílcar Magenge, Lider da Wake up.


Por muitas vezes a vida é muito dura connosco que chegamos ao ponto de recusarmos a apreender com ela. 

1. Qual é a fonte da nossa Felicidade?
Você é uma pessoa mas, dentro de si existem dois sujeitos e para conhecer a fonte da sua felicidade você deve descobrir quais são esses dois sujeitos e saber o que alegra os mesmos: o Sujeito que se dedica a viver as experiências e o sujeito que se dedica a projetar o passado e o futuro.
O sujeito que se dedica a viver experiências, é este que esta a ler este artigo, ele esta mais preocupado com o instante, com o momento, com o aqui e agora, seja, em viver o presente. E o sujeito que projeta o passado e o futuro, este está mais preocupado com o que foi e com o que será. Então para você saber o que lhe torna feliz, você tem que entender que dentro de si existem esses dois sujeitos e estes tem inspirações diferentes, a inspiração que deixa um alegre, não a mesma que torna o outro feliz.

2. Como é que o sujeito Experimentador se torna feliz?

Você deve aproveitar o que a vida lhe proporciona, não importa o que você tem, o fato é que você tem alguma coisa. Então aproveite o que tem, desfrute até o mais alto nível. Ao passar deste estante, tenha em conta que nunca mais voltará a viver este momento. Não desperdice os pedaços do Aqui e Agora que tornam este momento um espetáculo incrível na relíquia experiência da vida. O sujeito experimentador tem como fonte da felicidade, saborear o momento enquanto esta acontecendo. Sei que muitos lhe vão dizer para não se iludir com o presente pois ele passa, e que você tem que pensar mais na sua vida, pensar em como vai ser no seu futuro; muitas pessoas vão querer lhe trazer ao barco das lembranças do seu passado com a desculpa de que você tem que aprender com ele. Mas diz o velho ditado: o Ontem é historia, o Futuro é um mistério e o Hoje é uma dadiva é por isso que se chama Presente. Aproveite o Agora, em inglês AGORA significa NOW: No Opportunity Wasted.

3. Como é que o sujeito Projetador se torna feliz?

Os estudos feitos em indivíduos entre 18 anos até a morte, mostram que felicidade pode ser comparada a uma curva em U, isto é, aos 18 anos a felicidade está no nível elevado, ou seja, aos 18 anos você fica muito feliz e a felicidade vai diminuindo a medida que você vai crescendo e chega no nível mais baixo quando você esta na casa dos 40 a 50 anos. E como ilustra a curva em U, a felicidade volta subir aos 60 e você pode notar que pessoas idosas são mais felizes comparativamente a adultos de 40 a 50 anos. Porquê? Porque o jovem acredita que tem muito a viver no futuro e aproveita o máximo o presente; e o velho acredita que tem pouco tempo de vida e não tem muito por alcançar no futuro além do que já alcançou. E vive cada dia como se fosse último.

Já o adulto não, ele está muito preocupado no que vai ser e a maior parte das pessoas depositam todas energias, dinheiro e tempo nesse sujeito projetador, acreditam que serão felizes quando alcançarem aquele emprego, aquele salario, quando ter aquela casa, telefone ou carro, quando a organização se expandir, e por ai em diante. Portanto, este sujeito projetador é satisfeito pelos objetivos e sonhos. E você precisa de ter objetivos por alcançar, você precisa de sonhos.
Então para ser feliz, você deve olhar para o futuro e o passado sem medo nem arrependimentos certo? E sem se esquecer de usar todo poder e forca que você tem para desfrutar o momento. Não fique esperando por uma namorada ou um namorado melhor, do emprego melhor, do salario melhor para ser feliz, ou seja não fique a espera do futuro para você ser feliz, obviamente que você deve ter sonhos e objetivos, porque são importantes mas, o mais importante é dobrar o joelho e reconhecer a Deus que pode aproveitar melhor o dia de Hoje e Amanha ao despertar usará toda a forca que tem para alcançar o que não conseguiu hoje e os objetivos futuros.

4. E para todos os sujeitos, as relações interpessoais é a chave da felicidade. A para terminar deixo-lhe com as recomendações de Zig Ziglar:

Você é feliz quando esta seguro de quem você é e esta em paz com Deus, e sente companheirismo pelos homens; Você é feliz quando faz a pazes com os seus adversários e consegue obter o amor e o respeito das pessoas que lhe conhecem melhor; Você é feliz quando entende que os outros lhe podem dar satisfação mas, a satisfação genuína somente chega quando você faz coisas para os outros; Você feliz quando é agradável com quem é rabugento, cortês com quem é rude e generoso com os necessitados, quando você ama o que não é amável, da esperança aos que não tem esperança, amizade aos que não tem amizade e estimula aos desestimulados; você é feliz quando consegue olhar para atras e perdoar, olhar para o futuro com esperança, olhar para baixo com compaixão e olhar para cima com gratidão; Você é feliz quando reconhece, confessa, desenvolve e usa as tuas capacidades físicas, mentais e espirituais que Deus lhe deu para glorificá-lo e para o benefício da Humanidade.

NADA E NEM NINGUÉM LHE PODE IMPEDIR DE SER FELIZ!

Sem comentários:

Enviar um comentário